notícias

Conversa Ribeira Lança Águas Memórias

Lançamento do segundo CD do trio será nas cidades de Guaratinguetá, Jacareí, São Bernardo do Campo e São Paulo

Um olhar novo, reverente e criativo, para a música caipira. Assim é o cd Águas Memórias, do trio Conversa Ribeira, formado por Andrea dos Guimarães (voz), João Paulo Amaral (viola caipira) e Daniel Muller (piano e acordeom). As interpretações do trio são sínteses cuidadosamente elaboradas em que ao modo caipira de cantar e tocar se sobrepõem novas concepções de arranjo, de harmonia e de improvisação. Águas Memórias será lançado em shows nas cidades de Guaratinguetá, Jacareí, São Bernardo do Campo e São Paulo.

Nesse cd, os músicos buscam dar vasão à admiração e ao profundo respeito que cultivam com relação a seus antepassados caipiras, ao promoverem um encontro criativo entre essa fonte abundante de inspiração e outros estilos musicais a que também se dedicam (a canção popular brasileira e a música instrumental).

O repertório escolhido abrange desde melodias folclóricas e modas compostas ou gravadas por grandes artistas da música caipira de raiz, até novas composições de autores contemporâneos. Inclui também canções de artistas consagrados da música brasileira que não são propriamente caipiras, mas se mostram sensíveis às profundezas ancestrais das culturas do interior do Brasil.

O grupo recria cada canção a partir das referências e da formação de seus integrantes. O resultado é uma música que ultrapassa as fronteiras dos gêneros musicais. E nesse processo, a necessidade de preservar a tradição da música caipira não a imobiliza, mas a coloca no centro de um processo cultural dinâmico, que impulsiona seu desenvolvimento e sua difusão para novos públicos.

Fazem parte do cd, as músicas Salvando a Residência (Miranda / Companhia Centenária de Reis de Potirendaba), Morro Velho (Milton Nascimento), Minha Vida (Carreirinho / Vieira), Lembrança (Zé Fortuna), Conversa Ribeira (Andrea dos Guimarães / Rogério Santos), Ventania (João Paulo Amaral), Morte do Carreiro (Carreirinho / Zé Carreiro), Chico Mulato (Raul Torres / João Pacífico), Ensolarada (Luis Felipe Gama), Joia na Vereda (Daniel Muller / Zaca de Oliveira), A Estrada do Sertão (João Pernambuco / Wilson Rodrigues / Hermínio Bello de Carvalho), A Coisa Tá Feia (Tião Carreiro / Lourival dos Santos), Felicidade (Lupicínio Rodrigues) e Alegre Menina (Dori Caymmi / Jorge Amado).

O projeto é realizado através do ProAC - Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo - ICMS, com patrocínio da BASF. Informações sobre os locais, datas e horários na agenda.

Informações para imprensa:

Venturini Assessoria de Comunicação

Tel: (11) 98326-3851 / (11) 3729.0889

email: debora@venturinicomunicacao.com.br